Champô Hidratante de Coco - Faça Você Mesmo
Updated: Oct 5, 2019
Esta é a receita de champô que utilizo quando sinto o meu cabelo a começar a ter vontade própria e a minha única solução é recorrer ao rabo de cavalo. Gosto de variar de durante o ano mas chega o Verão e o champô simples não consegue cuidar e proteger o meu cabelo rebelde. Sol, praia e mar são fantásticos, mas claramente o meu cabelo não os aprecia tanto quanto eu.

Se tem lido os meus posts, sabe que procuro sempre soluções práticas, simples e que dêem resultados. Não conheço nada mais simples para preparar como este champô de Coco, basicamente porque aproveita o champô neutro e é enriquecido com leite de coco, óleos vegetais e essenciais.
Receita
60 ml.- Leite de Coco (de lata, não adoçado )
80 ml.- Champô Neutro Biológico ou Gel de Aloé Vera
½ c. sobremesa Óleo de Cânhamo ou Jojoba
½ c. sobremesa de Óleo de Abacate
15 gotas Óleo Essencial de Alecrim (opcional)
15 gotas Óleo Essencial de Hortelã-pimenta (opcional)
Como Fazer? É tão simples!
- Juntar todos os ingredientes numa taça e mexer. 🥣
- Colocar a mistura numa embalagem/frasco vazio.🧴
Como Usar
Utilizar como qualquer champô convencional. Colocar 1 a 3 colheres de sobremesa no couro cabeludo e massajar suavemente até formar espuma. Deixe ficar alguns segundos e de seguida passar por água. Pode terminar com uma passagem de Vinagre Cidra de Maçã e água ← (pode consultar este post se ainda não conhece esta técnica).
Conselhos:
Manter o Champô em Boas Condições
Este champô é feito com produtos naturais e como tal, deverá manter-se em boas condições durante 5 a 7 dias. Arranjei duas formas para prolongar este prazo, colocando uma parte no frigorifico ou no congelador.
1- Divido o Champô em duas embalagens vazias (que vou guardando e reutilizo).
A maior fica no frigorifico e utilizo a outra que contém a quantidade necessária para uma semana.
A quantidade que ficou no guardado frigorifico continuará em óptimas condições durante um mês.
OU...
2- Depois de preparar esta mistura, retiro um quarto da quantidade para uma embalagem vazia (para uso imediato da semana) e o restante do preparado transfiro para uma ou duas cuvetes para gelo e coloco no congelador. Vou tirando 2 ou 3 cubos do champô congelado, e transfiro para a embalagem vazia, conforme a minha necessidade.
Dicas:
Embora a receita original não seja minha, tem sido uma fantástica aliada para alturas em que o meu cabelo necessita de um mimo extra. No entanto, terá que ter em consideração:
1- Se o seu cabelo for oleoso, reduzir ou retirar os Óleos Vegetais .
2- Nem todos os tipos de cabelo respondem da mesma forma.
3- Existe sempre um período de adaptação quando se faz a mudança de um champô convencional para um Natural e Biológico (sem químicos sintéticos), que poderá ser de 4 a 6 semanas.
4- Caso prefira utilizar o gel de aloé vera, o resultado final será um champô-creme que não produz espuma, mas que lava de igual modo e é super reparador.
Obrigada Mãe Natureza.
És Poderosa

Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para futuros posts.
S.f.f deixe os seus comentários abaixo.
Obrigada!
A publicação destas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde. Antes de adoptar qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde.
Esta receita foi retirada de: The Natural Beauty Solution by Mary Helen Leonard. Copyright ©