Depressão, quando Medicar Não Chega
Updated: Sep 12, 2019
Com as mais variadas causas e sem pedir licença, a Depressão invade vidas, instala-se e lá vai minando a Vontade de quem a acolhe.
A Vida vai perdendo Cor, às vezes devagarinho, e torna-se Sépia. Daí ao Preto e Branco é um Instante, como num Instante a Vida Muda.
A Escuridão instala - se porque quando a Vontade Adoece as Escolhas morrem mesmo antes de nascer.

E é assim que os Dias ficam todos Iguais. Sem viço.
" Faz um esforço, vá lá! Está um dia tão bonito! Sai de casa, vai tomar um cafezinho! ..."
... vão surgindo de entre um rol de Conselhos de quem Quer Bem. Mas não, não ressuscitam a Vontade que Morreu lá atrás faz muito tempo.
Os Clínicos intervêm, do diagnostico passa-se à Terapêutica, aos ajustes na dosagem, á experimentação de novos fármacos... Às vezes Internamentos!
A Dor é da Alma! Demora o efeito! Tarda o efeito desejado de não doer a Alma nem a Vida!
Aumentam -se doses, trocam- se nomes nas prescrições, e pouco ou nada muda.
A Esperança na varinha mágica do medicamento X ou Y mirra.
"É preciso lidar de outra forma com a Vida!"... "
Como, doutor não sei!"
Recentemente a ONU elaborou um relatório onde fez algumas recomendações no sentido da promoção de uma melhor saúde mental.
No que respeita ao diagnóstico e tratamento da Depressão e Ansiedade, ficou um apelo no sentido de utilizar outras abordagens para além da biomédica, nomeadamente a Holística, termo que foi muito utilizado ao longo do relatório e a redução na medicação.
Entenda-se por Holística a forma de abordar todos os aspectos que estão na origem da Doença. A Dor Emocional que caracteriza a Depressão deverá ser avaliada do ponto de vista Físico,
Emocional e Espiritual.
No que toca a Medicação, Portugal é o pais da OCDE com maior consumo de ansiolíticos e afins.

Mindfulness, psicoterapia, relações geradoras de bem estar e conforto são um caminho para eliminar os estados Depressivos. Fortalecer o corpo Emocional de modo a lidar melhor com a Frustração e o Conflito é tarefa dura para quem é Depressivo. É difícil, mas não impossível. É um trabalho na Primeira Pessoa mas que precisa de envolvimento de outro ou outros para continuar e persistir.
Nota - Não sendo especialista na matéria, esta abordagem resulta das pesquisas e leituras que faço. Cabe a cada um Pensar e Reflectir sobre a origem e sentido das coisas.
Partilhe connosco as suas dúvidas, experiências e sugestões para
futuros posts.
Obrigada!
4 views